Decoração de apartamento pequeno: 7 dicas essenciais!

Confira agora as melhores dicas para decoração de apartamento pequeno, afinal morar em espaços menores não é desculpa para deixar a casa sem estilo.

Decoração para apartamentos pequenos

Não é surpresa que com o ritmo acelerado da vida moderna, cada vez mais pessoas têm optado por moradias menores. Apartamentos pequenos oferecem várias vantagens, como aluguéis mais em conta, localização muitas vezes próxima aos centros urbanos, facilidade para manter limpo, além de terem um charme quase que inerente aos pequenos espaços.

Se este é o seu caso, hoje vamos te passar algumas dicas e informações para converter o seu pequeno apartamento em uma casa extremamente aconchegante e estilosa!

decoração de apartamento pequeno

1 Espelhos, espelhos e mais espelhos

Não é segredo que espelhos dão profundidade e iluminam os ambientes.

decoração de apartamento pequeno

Se seu apartamento é pequeno, invista em muitos espelhos, desde os pequenos, mais decorativos, que podem ser agrupados em uma parede como se fossem quadros, àqueles maiores que podem tomar a parede toda de um dos cômodos, como a sala de TV, por exemplo.

2 Delimite os espaços

painel-decorativo-biombo biombo-painel-decoracao

Apesar de apartamentos com sala integrada à cozinha estarem super na moda, delimitar cada cômodo pode ajudar na hora de criar espaços mais funcionais e charmosos.

Uma boa opção para separar os ambientes da casa, sem congestionar o local, podem ser os painéis decorativos. Feitos com diversos materiais e em diferentes designs, eles complementam muito bem a decoração.

3 Móveis funcionais

Como decorar apartamentos pequenos

Na hora de decorar espaços pequenos, prefira móveis que exerçam diferentes funções e tragam mais versatilidade à decoração. Um sofá-cama, uma mesa de centro que se transforme em mesa de jantar para receber os amigos, ou uma cama de casal com compartimentos internos, são apenas alguns exemplos de móveis multifuncionais bacanas que ajudam a aproveitar os espaços.

4 Prefira uma paleta de cores clara

decoração de apartamento pequeno

Cores escuras dão a sensação de que os ambientes são menores, enquanto as mais claras fazem exatamente o oposto, trazendo amplitude aos quartos.

Para quebrar os tons homogêneos da decoração, você pode optar por almofadas coloridas ou estampadas, ou então luminárias modernistas que com certeza darão um toque mais estiloso e sofisticado a sua casa.

5 Verticalize!

Como decorar apartamentos pequenos

Armários são sempre uma boa ideia, mas quando o assunto é a decoração de apartamentos pequenos, talvez seja melhor investir em prateleiras mais altas, que fiquem acima do campo visual, deixando as superfícies livres. As “prateleiras flutuante”, por exemplo, são ideais pois fazem um ótimo aproveitamento de espaços que você dificilmente utilizaria, e ainda conferem um super charme às salas.

6 Aproveite espaços não utilizados

Como decorar apartamentos pequenos

Você já parou para pensar no tanto de espaço inutilizado dentro de uma casa, simplesmente porque não estamos acostumados a fazer uso deles? Pois é, você começa a pensar neste tipo de coisa quando mora em pequenos espaços e se vê obrigado a botar a criatividade para funcionar.

O batente da porta pode, por exemplo, ser convertido em prateleiras super estilosas; já o espaço debaixo da escada, pode virar uma adega linda; e ainda dá para aproveitar aquela varanda minúscula para plantar uma hortinha vertical.

7 Invista nas plantas

decoração de apartamento pequeno

Plantas trazem mais leveza e vivacidade aos ambientes e são uma ótima opção para complementarem a decoração de apartamentos pequenos. Na hora de investir nas plantas, dê prioridade aos vasos suspensos já que não ocupam as superfícies.

8 Dica bônus: para os donos de gatos

decoração de apartamento pequeno

Para quem tem um gatinho em casa, investir em uma rede para o seu bichinho é tão divertido quanto eficiente.

Gatos adoram ficar dependurados e essas estruturas são perfeitas para agradá-los e ainda economizar nos espaços de pequenos apartamentos.

Conheça a coleção completa de acessórios pet da Art Maison!

Autor

fernanda – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta