Feira Light + Building 2018 atrai holofotes do mundo para Frankfurt

Famosa por seus belíssimos monumentos iluminados, Paris é mundialmente conhecida como a Cidade Luz. Contudo, entre os dias 18 e 23 de março, quem brilhou e atraiu os holofotes do mundo inteiro foi a cidade de Frankfurt, na Alemanha. Entenda!

feira-iluminacao-light-bulding

Foto: Zumbotel se inspira na Internet das Coisas para a Light + Building 2018 (Divulgação/CASACOR)

 

Com o lema “Conectado, Seguro e Conveniente”, o Frankfurt Exhibition Centre sediou mais uma edição da feira Light + Building, uma das maiores exposições do setor de iluminação, tecnologia e design no mundo. Nesta edição, todos os olhares estiveram voltados para as tendências da “smartificação da vida cotidiana”.

O evento deste ano bateu recorde de internacionalidade com 70% de estandes estrangeiros. Foram mais de 2.700 expositores de 55 países apresentando seus produtos e inovações para setores como:

● Iluminação;
● Engenharia elétrica;
● Automação residencial e predial;
● Segurança patrimonial.

 

feira-iluminacao-decoracao
(Foto: Iluminet)

 

Os visitantes que percorreram os mais de 260.000 metros quadrados, divididos em 25 salas de exposições, puderam contemplar uma extensa gama de produtos desenvolvidos para otimizar o dia a dia das pessoas.

 

Philips anuncia nova plataforma Li-Fi IOT

luminaria-philips
(Foto: Hueblog.de)

Gigante no mercado mundial de iluminação, a Philips aproveitou a Light + Building para anunciar a sua chegada ao ramo dos acessórios que utilizam a tecnologia Li-Fi.

Os holandeses apresentaram a plataforma Internet of Things (IoT) e um sistema de iluminação conectado via Li-Fi, apelidado de Interact.

Enquanto o Wi-Fi transmite as informações através de ondas de rádio, o Li-Fi – abreviação em inglês para Light Fidelity – distribui dados através de ondas elétricas, o que o torna muito mais veloz.

Embora já exista desde 2014, o Li-Fi ainda não é uma tecnologia popular, o que oferece grandes perspectivas para a Philips se tornar referência no mercado mundial.

 

Luminária Mygdal Plantlight – Nui Studio GmbH

luminaria-decorativa

(Foto: Divulgação Light + Building)

Um dos destaques da feira foram as luminárias inteligentes Mygdal apresentadas pelo Nui Studio. Com design inspirado na estética escandinava, as luminárias Mygdal ressignificam ambientes, aliando projetos modernos com um toque bucólico trazido por plantas suspensas.

Sem a necessidade da luz do sol ou de irrigação manual, a Mygdal serve como uma estufa artificial para as plantas que produzem oxigênio, através da fotossíntese, sempre que o LED estiver ligado. Como a cúpula é completamente fechada, a água permanece no interior da luminária, permitindo que o processo ocorra de maneira cíclica.

Outro diferencial desta luminária está no vidro utilizado na sua confecção, pois ele conduz a eletricidade até o LED graças a um revestimento transparente que a recobre, economizando energia.

Se você quiser dicas quentíssimas para dar um up utilizando o verde na decoração da sua casa, dê uma conferida no nosso post sobre decoração com plantas.

 

Coleção Bacco – KARMAN Srl

colecao-decorativa-bacco

(Foto: Divulgação KARMAN Srl)

Em atividade desde 2005, os italianos do Karman também marcaram presença no evento. Com seu perfil inovador e irreverente, o estúdio busca dar uma nova interpretação para a identidade italiana.

Com peças suspensas e luminárias de mesa, a coleção Bacco apresenta modelos com formatos garrafais em tons claros, contrastando o rústico com o moderno. O projeto da coleção é assinado pelo designer Matteo Ugolini.

 

Chrona-luminaria

(Foto: Divulgação RUME)

Comprometidos com a sustentabilidade, os arquitetos norte-americanos Seth e Jon desde 2007 comandam a Graypants. A empresa, que começou como um estúdio de design industrial, ficou conhecida mundialmente pelos seus Scraplights – uma linha de luzes pendentes produzidas inteiramente com papelão corrugado reaproveitado.

Uma das novidades apresentadas pela dupla na Light + Building 2018 foi a coleção Chrona. Composta por elegantes luminárias suspensas que imitam o véu gasoso encontrado em torno de estrelas, as peças produzem um brilho luminoso através de difusores de latão e acrílico fiado.

Fina, porém robusta, esta série de pratos pendentes é disponibilizada em três tamanhos diferentes, nas orientações horizontal e vertical. Elas podem ser agrupadas para formar uma constelação ou podem ser suspensas individualmente para acentuar os espaço interiores.

 

Luminária Gio – Artemide

luminaria-gio-artemide

(Foto: Interior Design)

Um dos produtos que foi destaque da edição, segundo os especialistas da Interior Design, é esse conjunto de luminárias em alumínio injetado chamado Gio light desenvolvido pelo designer francês Patrick Norguet.

Podendo ser disponibilizadas juntas ou separadamente, as luminárias são comercializadas em diversas cores. “Seja simples ou em suas diferentes versões, o Gio é um objeto elegante e eficiente no espaço”, afirma o designer para a ID.

 

North Light – Vibia

North Light - Vibia

(Foto: Interior Design)

Disponível em quatro tons de aço fosco laqueado, a North Light (luz do norte) foi desenvolvida por Arik Levypara a marca espanhola Vibia. Ela fica fixada na parede – ainda que seu elemento de iluminação principal  fique suspenso.

Estes foram alguns dos principais destaques da Light + Building 2018. Se você quiser conferir mais informações sobre o evento, visite o site oficial da feira.

Mas se você quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do design de interiores? Então siga a nossa página no Facebook. Até a próxima!

 

Art Maison

Autor

A Art Maison e atua no mercado de decoração de interiores e iluminação, unindo qualidade e design.

Art Maison – who has written posts on .


Comments

comments



Uma resposta para “Feira Light + Building 2018 atrai holofotes do mundo para Frankfurt”

  1. Daiana Pereira disse:

    Bom dia!

    Adorei este artigo das luminárias para as plantas. Show e gosto muito de bonsai. Vou pesquisar mais sobre o fabricante desta luminária.

Deixe uma resposta