Mestres da Arquitetura: Antoni Gaudí

Daremos início a uma série de artigos sobre os grandes nomes da arquitetura mundial, começando hoje por Antoni Gaudí.

Nascido na pequena cidade de Reus, na Espanha, o artista tornou-se um dos maiores símbolos de Barcelona e conquistou o mundo com seu modernismo. Seu trabalho teve influências góticas e se caracterizou pela escala de formas e geometria complexa.

Muito da sua inspiração era encontrada na Natureza, principalmente nas formas e estruturas naturais. Gaudi transportou as geometrias dos materiais da natureza para a arquitetura de uma forma genial.

Autor de uma arte única e inconfundível, Gaudi morreu aos 74 anos, vítima de um atropelamento.

A Sagrada Família

Uma das construções mais espetaculares de Gaudi, o magnífico templo católico foi iniciado em 1882 e ainda encontra-se inacabado. Durante a Guerra Civil Espanhola a obra foi interrompida o que atrasou ainda mais o seu término. A expectativa é de que catedral, que foi consagrada patrimônio da humanidade, seja finalizada até o ano de 2026.

A grandioso projeto é o maior símbolo de Barcelona e o maior trabalho de Gaudí. O arquiteto se dedicou exclusivamente às obras durante 16 anos, e quando morreu, somente uma das 18 torres previstas estava  finalizada.

Entretanto, as obras prosseguiram e acompanharam o projeto inicial. Quando finalizada, espera-se que a catedral esteja dessa maneira:

.

Parque Güell

O mais famoso parque de Barcelona, é também considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. A área que se destaca pelos mosaicos e geometrias rebuscadas, abriga a casa que Gaudí habitou durante 20 anos, onde hoje funciona um museu sobre o artista.

O parque tem o nome de um empresário catalão do séc XIX, pois foi ele quem idealizou e  financiou a obra. Eusebi Güell, na época, encomendou o projeto ao arquiteto e grande amigo seu: Antoni Gaudi. Construído entre 1900 e 1914, é certamente um dos trabalhos mais marcantes do artista.

.

Casa Batlló

O charmoso edifício do Paseo de Grácia foi reformado por Gaudí, como havia sido encomendado pela família Batló.

A grande sensibilidade do artista é notável nas composições que fez utilizando mosaicos, vidros de diferentes cores e nas formas dos telhados e balcões, por exemplo.

.

Casa Mila

Também conhecida como “La Pedreira” , a obra desafia a arquitetura convencional por não apresentar nenhuma linha reta. O edifícil foi construído com pedras provenientes de Garraf e Vilafranca e se destaca pela fachada totalmente ondulada.

Art Maison

Autor

A Art Maison e atua no mercado de decoração de interiores e iluminação, unindo qualidade e design.

Art Maison – who has written posts on .


Comments

comments



Uma resposta para “Mestres da Arquitetura: Antoni Gaudí”

  1. Joao Monteiro disse:

    Como não admirar a obra desse gênio??? Simplesmente único, lindo

Deixe uma resposta