Ano novo, casa nova

reforma-casa

Dicas para organizar as finanças e conseguir realizar o sonho de mudar a decoração da casa

 

Com o fim do ano batendo à porta, já começaram as tradicionais metas para 2018. Tem gente querendo mudar de emprego, conquistar o tão sonhado diploma da faculdade, arrumar um relacionamento sério, comprar um carro novo ou, ainda, dar aquela bela transformada na casa. Tudo isso parece distante, mas pode ser transformado em realidade com um segredo bem simples: planejamento.

Reforma dos sonhos

Aquelas mudanças no banheiro, na cozinha ou os móveis novos para sala podem ser adquiridos com um pouquinho de esforço. Comece priorizando os cômodos que mais precisam de reparos ou de uma novidade no ambiente. Coloque no papel tudo aquilo que você que trocar ou arrumar. Com essas definições em mão, é hora de passar para o próximo nível. Pesquise e pesquise muito!

A diferença de preço entre itens de decoração ou materiais de construção pode chegar a números altíssimos. Buscar em várias lojas diferentes, conversar com outras pessoas que fizeram alguma reforma recentemente pode ajudar bastante a encontrar as melhores ofertas e economizar. É importante que você esteja focado, atento aos itens da lista que você identificou previamente como os mais essenciais.

 

Com a mão na massa

Com tudo comprado e checado é hora de começar a transformação. Assim como feito com os itens é muito bom buscar indicações de profissionais que possam realizar o serviço por preço mais justo. Se o orçamento estiver muito apertado, vale separar um tempo do dia para fazer você mesmo um pequeno reparo ou a mudança da decoração.

Não tente fazer tarefas pesadas ou muito complexas. Mas arrastar um móvel, pendurar um espelho ou um quadro novo, podem ser atividades simples que talvez você consiga resolver sem precisar pagar por isso. Dependendo, você até pode arriscar conversar com aquele amigo que pode dar um ajuda. Que tal trocar algumas ações? Se ele conseguir ajudá-lo na mudança da casa, você pode, por exemplo, montar aquela apresentação que ele precisa para o trabalho. Vale um esforço para economizar.

 pantone-reforma-ano-novo

 

 

Comece cedo o Planejamento

Quando o assunto é reformar a casa, tudo deve ser feito com bastante antecedência. Por exemplo, se você sonha com aquela piscina no próximo verão ou com a lareira no próximo inverno, os planos precisam ir para o papel já um ano antes.

Da mesma forma, as compras e contratações devem ser feitas com antecedência. Isso para que você possa buscar referências, ver portfólios, levantar os melhores honorários, conhecer a equipe etc.

Administrar a obra também passa por montar e procurar manter um cronograma para a entrega dos reparos. Para isso, faça uma reunião com todos os prestadores de serviço e questione os prazos de cada etapa, inclusive levando em consideração imprevistos. Aliás, questione e mantenha os prazos mesmo que seja você mesmo a colocar a mão na massa!

Preste atenção também na logística da obra, por mais que ela pareça simples a princípio. Ela deve começar pela demolição, depois pelas alterações elétricas, projeto de iluminação, forro de gesso, assentamento do piso e marmoraria, instalação das luminárias, primeira demão de pintura, marcenaria, finalização dos acabamentos e encerrar pelo retoque de pintura e/ou instalação de papel de parede e adesivos.

sala-decorada

Achou complicado? Respire fundo porque conseguir coordenar todas essas dicas é bem mais fácil do que parece. Mas planejamento requer treino, dedicação e organização. Algumas pessoas já possuem essa habilidade de berço. Para elas basta um impulso para conseguir transformar os planos em realidade. Se esse não for o seu caso, não se preocupe.

O coaching pode ser um grande aliado para desenvolver esse tipo de características, além de funcionar como um motivador para que você corra atrás dos seus objetivos. Por meio de provocações e questionamentos, a metodologia trabalha seus pontos fracos e reforça suas principais habilidades. Com isso, você consegue encontrar onde precisa melhorar para afinar seu planejamento, poupar dinheiro e transformar seus sonhos em realidade.

Assim como fez com a obra, vale pesquisar antes de sair contratando um coach. Escolha um profissional sério que vai acompanhar todo o seu planejamento financeiro e ajudá-lo a manter o foco. Com todas essas dicas vai ficar fácil terminar 2018 com uma bela casa nova para chamar de sua!

Art Maison

Autor

A Art Maison e atua no mercado de decoração de interiores e iluminação, unindo qualidade e design.

Art Maison – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta