Plantas para apartamento: conheça as melhores opções

plantas-para-apartamento-capa

Cultivar plantinhas em casa está em alta. Mas engana-se quem pensa que é preciso ter um espaço grande e área aberta para ter uma área verde. É cada vez mais comum vermos jardins urbanos criados dentro de apartamentos dos mais variados tamanhos e estilos. Se você quer começar a se aventurar na jardinagem, confira algumas plantas para apartamento e escolha aquelas que combinam mais com o seu espaço.

Samambaia

Com certeza você já viu muitos apartamentos decorados com samambaias. Isso porque a planta é inimiga da luz solar direta e dos ventos, sendo favorável a ambientes fechados com luz indireta e pouco vento. Por ser grande e volumosa, é recomendada a instalação em vasos suspensos, o que dá todo um charme ao ambiente

plantas-para-apartamento-samambaia

planta-para-apartamento-samambaia-2

Iuca

Semelhante a uma pequena palmeira, a Iuca é outra planta que se adapta bem aos ambientes internos. De porte maior, ela deve ser colocada em grandes vasos e compõe muito bem a decoração. Suas folhas são longas, rígidas, pontiagudas e muito resistentes quando bem cuidadas. Ao contrário das samambaias, elas necessitam de bastante claridade, ventilação e pouca água para não prejudicar as raízes.

planta-para-apartamento-iuca

plantas-para-apartament-iuca

Lança de São Jorge

Também conhecida como Espada de São Jorge, esta é uma das plantas preferidas para quem deseja ornamentar os ambientes internos e não quer se preocupar muito com a manutenção. Cuidar dela é simples, pois necessita de pouca água e pode ser colocada em lugares com alta incidência de luz solar, luz indireta e até com ar-condicionado.

planta-para-apartamento-espada-de-sao-jorge-2

 

Cacto

O cacto é ideal para quem gosta de uma planta mais rústica e não quer se preocupar em regá-la a todo o momento. Existem cactos dos mais variados formatos e tamanhos que podem ser armazenados em grandes ou pequenos vasos. Para ter um cacto bonito, é preciso deixá-lo muito tempo com luz direta e pouca água. Ideal para colocar na varanda ou perto de janelas.

 

planta-para-apartamento-cacto-2

plantas-para-apartamento-cacto

planta-para-apartamento-cacto-3

planta-para-apartamento-cacto

Árvore-da-felicidade

Essa é para quem acredita que as plantas trazem algo a mais para uma casa além de beleza e bem estar. Os supersticiosos dizem que esta planta leva harmonia e sorte para os lares e que para ter sucesso, ela deve ser recebida de presente. Esta árvore, que não chega a ser muito grande, tem duas variedades: a macho e fêmea que podem ser plantadas juntas no mesmo vaso. A árvore-da-felicidade suporta luz direta, sombra e luz difusa, mas não é recomendado colocá-la em áreas com muito vento e tampouco ar-condicionado.

plantas-para-apartamento-arvore-da-felididade

Zamioculca

Se você não tem muita luz solar no seu apartamento, mas procura uma planta bonita e vistosa, a zamioculca pode ser a solução. Suas folhas de tom verde escuro, tem um aspecto brilhante e são super resistentes. Para facilitar a conservação, elas não necessitam de muita água, nem sol e podem ser colocadas até em ambientes com ar-condicionado.

planta-para-apartamento-zamioculca

Cróton

Esta planta é bonita e imponente. Com folhas grandes e coloridas que podem ter tons de roxo, rosa, vermelho, verde, amarelo, branco ou laranja, dão um charme à decoração de qualquer ambiente. Mas, para manter esta planta sempre bonita e saudável, é preciso colocá-la próxima a uma fonte direta de luz, pode ser na varanda ou próxima a uma janela.

plantas-para-apartamento-croton

planta-para-apartamento-croton

Suculentas

Assim como o cacto, as suculentas também armazenam água e não precisam ser regadas com muita frequências. Fáceis de cuidar, necessitam apenas de poucas horas de exposição ao sol e costumam “avisar” quando carecem de cuidados especiais como mais ou menos água. Isso porque quando suas folhas estão mais murchas, significa que precisam de um pouco mais de água, já se ficam finas e começam a cair, é sinal de que estão tomando pouco sol.

plantas-para-apartamento-suculemntas

planta-para-apartamento-suculenta

planta-para-apartamento-suculemta-2

planta-para-apartamento-suculenta-4

 

Costela de Adão

Uma das queridinhas de quem mora em apartamento é a Costela de Adão. De coloração verde escura e recortes nas folhas, esta planta tem bastante destaque no ambiente, dando um charme especial. Ela pode ser usada de duas maneiras, plantadas ou folhas soltas em vasos com água e nos dois casos é bastante durável, resistindo até três meses apenas na água.

Por ser uma planta tropical, a preferências é por plantá-la entre a primavera e verão e deixar a terra sempre úmida. Já em relação a luminosidade, o ideal é mantê-la longe do sol em locais com incidência indireta, ótima para apartamentos mais fechados.

planta-para-apartamento-costela-de-adao-3

planta-para-apartamento-costela-de-ada-2

planta-para-apartamento-costela-de-adao

 

Lírio da Paz

O Lírio da Paz, além de ter bonitas e vistosas folhas verdes também conta com flores brancas que vão deixar o seu apartamento ainda mais bonito. Fácil de cuidar, basta regá-la uma vez por semana e borrifar a folhagem com água quando necessário. Por ser uma planta de meia-luz, não deve ser colocada em locais com indecência direta de luz solar, mas gostam de calor e umidade.

planta-para-apartamento-lirio-da-paz (1)planta-para-aparatamento-lirio-da-paz

 

Se animou para ter um pequeno jardim dentro do apartamento? Então porque também não investir em uma hortinha? Confira nossas dicas aqui.

Autor

Paula – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta