Jardins Verticais

Ideias para mesmo quem mora em grandes metrópoles poder se conectar com a natureza

 

Algo muito interessante está super em alta em apartamentos e edifícios comerciais das grandes cidades do Brasil: o jardim vertical.

Você provavelmente já viu ou passou perto de algum desses… É uma forma de alegrar e aconchegar os ambientes com plantas, mesmo estando longe dos parques e campos.

Se você mora em um apartamento pequeno, existem os chamados “quadros vivos”. São nada mais que quadros (com molduras variadas) porém a obra de arte é a natureza… Orquídeas, samambaias e mais uma infinidade de plantas que podem ser presas a esses quadros com fundo aramado dando um toque especial aos cantinhos do seu lar.

lavabo-arquitetura

 

A foto acima é de um projeto de minha autoria. Um lavabo lindo que ficou ainda mais especial depois de colocar dois quadros vivos.

 

jardim-vertical

 

Mas se o espaço é maior, o verde pode realmente forrar uma parede (ou mais) inteira de muito charme! As plantas tem o poder de acalmar o stress do dia a dia, além de deixar qualquer ambiente mais bonito. Esse restaurante ficou ainda mais especial com esse lindo jardim vertical na parede.

 

jardim-vertical-interno-02

 

Lembrando que para ter uma parede com plantas, é necessária a contratação de uma equipe especializada que montará toda a infraestrutura com irrigação.

Mas também há a possibilidade de montar quadros vivos e paredes verdes com plantas artificiais. Hoje já existem inúmeros tipos de plantas artificiais que são quase idênticas as naturais.
jardim-vertical-telhado

 

O uso das plantas dentro de casa ou de estabelecimentos comerciais e corporativos, agrega bem estar aos locais, em especial quando estão localizados em grandes centros urbanos, que o contato com a natureza é mais difícil.

 

kaa

 

O jardim vertical do restaurante Kaá (em São Paulo) é famoso por sua imponência e pelas quase 7 mil espécies de plantas da Mata Atlântica. Vale a pena conferir!

 

plantas-apartamento

Varandas de apartamentos ficam ainda mais gostosas com paisagismos. A vantagem das paredes verdes é que, além da beleza, quase não ocupa espaço. Sendo assim, pode ser empregada tanto em ambientes grandes, como naqueles em que temos que otimizar espaços.

 

jardim-terracos

 

jardim-vertical-decoracao
Uma boa ideia para usar quadros vivos dentro de casa, é coloca-los em cozinhas gourmets e plantar ervas e temperos que auxiliarão também na hora de cozinhar. E fica um charme!

E aí, já se animou para fazer o seu “cantinho verde”? Vale apostar nessa ideia!

 

Rossana Cerello

Autor

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP, em Design de Interiores Sustentável em pela Florence University Of The Arts (Firenze, Itália) e em Interior Design pela New York School os Interior Design (New York, EUA), a arquiteta Rossana Cerello cresceu num ambiente de alta decoração, sendo influenciada durante toda sua infância, pelo bom gosto atemporal da loja centenária de sua família.

Rossana Cerello – who has written posts on .


Comments

comments



Uma resposta para “Jardins Verticais”

  1. Viviane disse:

    Bom dia gostaria de saber qual empresa faz este trabalho.Preciso Urgente

Deixe uma resposta