Dicas para escolher a luminária certa

 

A iluminação ajuda diretamente na caracterização dos ambientes. Ela faz parte de todo o clima criado, a cor da luz, a luminária escolhida, tudo isto faz parte da criação de um espaço agradável e convidativo.

Com algumas dicas para escolher a luminária certa, você criará a atmosfera perfeita.

Qual luminária escolher?

pendente-Arquitetura-e-Design.

 

Cada luminária tem a sua característica especial. Seja pelo design, seja pela luz (direta ou indireta).
As luminárias pendentes, por exemplo, são ótimas escolhas para colocar nas salas de jantar. Elas criam um clima confortável e aconchegante para as refeições. Caso a sua mesa de jantar fique na cozinha, a dica é escolher uma luminária pendente para o centro da mesa  e plafons com lâmpadas brancas nas laterais. Dessa forma, você tem um clima convidativo para as refeições ou, se ascender as lâmpadas laterais, uma bela cozinha estimulante para preparar refeições.

Porém, não é apenas sobre a mesa da cozinha que a luminária suspensa cria um clima especial. Escolher este modelo para o centro da sala de estar, entre o sofá e a televisão, contribui com o clima sofisticado e de receptivo para aqueles momentos que só se deseja relaxar.

 

Tipos de Luminárias

  • Pendente: Esse modelo é ótimo para quem deseja criar ambientes aconchegantes. Por isso, são excelentes escolhas para ambientes em que se está relaxado, como a sala de estar e a mesa de jantar.
  • Abajur: Os criado mudos e mesas de canto pedem um abajur para espaço confortável e propício à boa leitura. Assim como a luminária pendente, o abajur ajuda na construção de um ambiente aconchegante.
  • Plafon: Todos os ambientes que precisam ser bem iluminadas precisam de luminárias plafon. Cozinha e escritório são exemplos de ambientes que pedem esse modelo. São peças mais discretas e que se adequam a qualquer cômodo.
  • Arandela: Esse é especial para ambientes que não precisam de uma grande fonte de luz direta, como os banheiros e corredores.

 

Como se pode perceber, as luminárias criam estilos diferentes de acordo com o tipo de luz que projetam. Vôcê não precisa escolher por apenas um modelo de luminária. É possível criar ambientes incríveis misturando estilos.

iluminacao-projeto

A cor da luz

A iluminação é uma das principais responsáveis pela sensação que o ambiente passa. Saber qual tipo de experiência aquele espaço deve passar é a melhor forma de escolher a cor das lâmpadas.

Quarto e sala de jantar merecem luzes amarelas, por exemplo, enquanto a cozinha e o escritório, geralmente, precisam de luzes brancas. Isso porque a luz amarela passa uma sensação maior de conforto enquanto a luz branca é mais enérgica.

Alguns ambientes precisam de iluminação branca por um motivo simples: a sensação de limpeza. Grande exemplo disso são os banheiros e cozinhas. Experimente colocar uma lâmpada branca e depois troque por uma amarela. Verá a diferença no estilo!

As lâmpadas brancas contribuem para a harmonia de decorações mais cleans, enquanto as lâmpadas amarelas fortalecem a ideia das cores quentes.

 

Art Maison

Autor

A Art Maison e atua no mercado de decoração de interiores e iluminação, unindo qualidade e design.

Art Maison – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta