Como escolher o Abajur ideal para a sua casa – 5 passos

 

O segredo da decoração de um ambiente reside na atenção aos detalhes. Entretanto, muitas vezes é justamente nos detalhes que uma boa decoração pode ir por água abaixo. Uma vítima recorrente dessa falta de atenção são os abajures.

 

Seja sincero, ao comprar um abajur, você para e pensa a respeito das sombras que ele irá projetar? Se a sua resposta foi sim, parabéns, você é extremamente detalhista e observador. Mas também é uma exceção.

 

A questão é que a maioria das pessoas simplesmente foca tanto na forma, cor ou design do abajur, que acaba esquecendo de pensar a respeito do tipo de sombra que ele irá projetar.

 

Vale lembrar que o abajur é uma oportunidade valiosa para transformar a decoração do seu quarto ou sala, seja através do tamanho, da forma, da cor ou até mesmo do padrão da sombra que ele irá projetar.

 

Sendo assim, se você pretende comprar um novo abajur, certifique-se de que você está escolhendo a luminária certa para o ambiente certo. Para ajudar você  a tomar esta importante decisão, separamos 5  itens que você deve levar em consideração antes da compra. Confira:

 

1- Observe o ambiente

 

                           (Foto: Pinterest)

 

Pense sobre a cor e o estilo da sala em que o abajur vai ficar. Em seguida, decida se você quer que ele se destaque ou se misture com os demais elementos. De qualquer forma, eles devem se complementar.

 

2- Verifique a quantidade de luz

 

                           (Foto: Pinterest)

 

De quanta luz você precisa? Onde ela deve ser focada? Lembre-se que cúpulas escuras geralmente não permitem que a luz filtre as sombras quando as máscaras são claras. Portanto, se for uma lâmpada para leitura, você deve preferir que o abajur tenha uma base mais ampla para que você obtenha mais luminosidade.

 

3- Escolha a lâmpada certa

 

 

Você precisa ter certeza de que o abajur é grande o suficiente para permitir um espaço de 2″ a 3″ entre a sombra e a lâmpada (para que ela não queime). Além disso, certifique-se de que a parte superior da luminária seja grande o suficiente para que o calor possa escapar.

 

4- Base x Cúpula

 

                  (Foto: Pinterest)

 

Decida se você deseja chamar atenção para a base ou para a cúpula. Se a base for única ou ousada, use uma cúpula mais subjugada.

 

Se a base é muito simples, você pode querer considerar uma cúpula com alguns detalhes decorativos ou mais cores.

 

5- Tamanho da Luminária

 

                 (Foto: Pinterest)

 

Esta é a parte mais complicada, porém, a mais importante. Algumas lâmpadas exigem bases de tamanhos incomuns, mas existem algumas regras gerais que você pode seguir.

 

  • A parte inferior da cúpula deve apenas cobrir o interruptor da lâmpada, portanto, certifique-se de medir a harpa antes de comprar. A harpa irá definir a altura da base do soquete para o topo da cúpula. (Você pode tentar usar harpas de tamanhos diferentes enquanto compra).

  • Geralmente, a altura da cúpula deve ser cerca de ¾ a altura da base.

  • A parte inferior da cúpula deve ser mais larga do que a parte mais larga da base.

Tenha em mente que estas são apenas algumas diretrizes. Ocasionalmente, você encontrará uma lâmpada que exigirá uma sombra de larga escala ou mesmo uma sombra menor que o normal.

 

Avalie o que melhor se aplica no seu espaço e escolha o que for mais apropriado. Confie em seu olhar. Se parecer estranho, não compre, mas se parece ser bom, mesmo que não siga as regras, vá em frente!

E aí, gostou das nossas dicas? Então deixe sua opinião nos comentários. E não esqueça de visitar a nossa página no Facebook!

Art Maison

Autor

A Art Maison e atua no mercado de decoração de interiores e iluminação, unindo qualidade e design.

Art Maison – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta