Como decorar a sua mesa com materiais sustentáveis

porta-guardanapos-decoracao

 

(Foto: artmaison – porta guardanapo circle feito de madeira sustentável com marchetaria, haste metálica e acabamento de verniz brilhante)

Refletir sobre o meio ambiente e a nossa relação com a natureza já deixou de ser apenas uma alternativa há algum tempo. Buscar soluções sustentáveis para o nosso dia a dia é, atualmente, uma missão que todos nós temos o dever de abraçar.

Pensando nisso é que muitos designers, arquitetos e urbanistas vêm apostando nos materiais sustentáveis ao elaborar seus projetos. Como já comentamos aqui no blog, uma das tendências de decoração apontadas por especialistas para 2018 trata justamente da utilização de materiais sustentáveis na composição dos ambientes.

Para te ajudar a escolher objetos que transformem a decoração da sua mesa por meio de uma composição sustentável, separamos algumas dicas para que as suas refeições em família e reuniões com os amigos aconteçam em um clima de conexão e harmonia com o planeta. Confira!

 

Utensílios de madeira sustentável

porta-guardanapos-decorativos

 

(Foto: Art Maison – porta guardanapo woof confeccionado em madeira sustentável. Possui camadas recortadas sobrepostas.)

Uma dica quentíssima para decorar a sua mesa de forma ecológica é a utilização de objetos e utensílios feitos com madeira sustentável, ou seja, madeira cultivada e extraída com métodos de reflorestamento. Na foto acima estão dois porta guardanapos que são belos exemplos de utilização de madeira sustentável na decoração da mesa de jantar.

 

Reutilize garrafas de vidro

garrafas-vidro-decoracao

(Foto: pinterest)

Sabe aquela garrafa de vinho, cerveja ou refrigerante que está jogada em um canto qualquer da sua casa e parece não ter mais serventia alguma? Pois você pode dar uma nova utilidade para ela. Isso mesmo.

Deixe a criatividade fluir e crie belíssimas luminárias com velas. Ou ainda, utilize as garrafas vazias como vasos para plantinhas ornamentais. Não esqueça que o vidro pode levar até um milhão de anos para se decompor na biosfera. Portanto, reutilizando as garrafas de vidro você está embelezando a mesa e preservando o meio-ambiente ao mesmo tempo.

 

Não esqueça das flores

flores-decoração-casadecorando-casa-com-flores

Cultivar plantas no interior da sua casa auxilia a filtrar o ar devido à sua grande capacidade de absorção de componentes poluentes. Mas como cultivar se eu não tenho espaço? Esta talvez seja a pergunta mais recorrente feita por boa parte dos leitores.

E nós temos uma dica para te ajudar. Crie vasos com materiais recicláveis. Isso mesmo. Além das garrafas de vidro como recomendamos anteriormente, você também pode aproveitar outros recipientes descartáveis como garrafas pet ou canos de PVC para cultivar suas plantinhas ou decorar a sua mesa. Veja na foto acima.

E aí, gostou das nossas dicas? Então deixe sua opinião nos comentários. E não esqueça de visitar a nossa página no Facebook!

 

Art Maison

Autor

A Art Maison e atua no mercado de decoração de interiores e iluminação, unindo qualidade e design.

Art Maison – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta