Como limpar a casa: dicas de higienização

como-limpar-a-casa

Em tempos de quarentena por conta do novo coronavírus um assunto vem sendo muito abordado, o da higiene. Seja a pessoal, de ambientes ou de objetos, algo tão corriqueiro, que nunca teve tanto destaque, de repente é assunto principal em todos os meios de comunicação. Mas, a limpeza frequente do lar, é super importante para prevenção de doenças no geral independente de grandes pandemias, além de causar uma sensação de bem estar. Se você sempre terceirizou este afazer ou está começando a cuidar da sua casa, a gente separou algumas dicas de como limpar a casa e deixar tudo bem higienizado.

Frequência da limpeza

Antes de te ensinar a limpar a casa, vamos falar da frequência desta tarefa. É importante que ela seja feita periodicamente, com uma faxina geral pelo menos uma vez na semana, dependendo de número de pessoas que vivem na casa. O banheiro, por exemplo, deve ser limpo diariamente, com uma lavagem geral semanal, já os quartos podem ser limpos uma vez por semana.

Produtos para uma boa limpeza

Para te ajudar nesta tarefa, você precisa de alguns aliados, ou seja, produtos de limpeza e outros materiais, como:

  • Produto de limpeza multiuso
  • Desinfetante
  • Água sanitária
  • Desengordurante
  • Lustra móveis
  • Álcool
  • Vassoura
  • Aspirador de pó
  • Panos
  • Esponja, entre outros.

A lista pode ser maior ou menor, vai depender das necessidades da sua casa, não há uma regra fixa.

Importante

Na ansiedade de deixar a casa toda desinfetada livre do coronavírus, outros vírus e bactérias, é comum que algumas pessoas cometam o erro de misturar alguns produtos de limpeza. Acontece que esta pode ser uma atitude extremamente prejudicial à saúde. Conheça algumas das combinações que nunca devem ser feitas:

Água sanitária e álcool

Esta é uma das combinações mais perigosas. Como ambos são produtos tóxicos por si só, a mistura entre eles gerar um vapor tóxico prejudicial aos olhos, pulmões, pele, fígado, rins e sistema nervoso.

Água sanitária e amoníaco

O amoníaco também é um produto muito utilizado na desinfecção dos ambientes, principalmente do banheiro. A junção desses dois produtos é maléfica principalmente para a pele, pois em contato com ela, pode causar queimaduras e corrosões e quando inalada, pode causar problemas respiratórios.

Outras misturas perigosas

Além das misturas citadas acima, as seguintes combinações também não devem ser feitas:

  • Água sanitária e outros produtos de limpeza
  • Água sanitária e vinagre
  • Vinagre e bicarbonato de sódio
  • Vinagre e água oxigenada

Como limpar o banheiro

Lavar o banheiro é mais simples do que possa parecer. Para ter um ambiente higienizado e desinfetado, você vai precisar de água sanitária, multiuso, vassoura e uma esponja.

como-limpar-a-casa-banheiro

1º passo
Retire todos objetos do banheiro, incluindo toalhas, cosméticos que possam estar no box ou em cima da pia.

2º passo
Com uma esponja, passe produto multiuso nas superficies da pia, paredes, box e vaso sanitário. Em seguida despeje água sanitária no chão e esfregue com o auxílio da vassoura, faça o mesmo no vaso com uma vassourinha sanitária.

3º passo
Após a ação dos produtos, retire-os bem com água corrente e seque com um pano limpo.

Obs.: Para manter a higiene, limpe diariamente com desinfetante o vaso sanitário e a pia.

Frequência: uma vez por semana

Limpeza dos quartos e sala

Para limpar os quartos e sala, você vai precisar de um aspirador de pó, panos limpos, lustra móveis, álcool e um líquido limpador de piso específico para o material do seu assoalho.

como-limpar-a-casa-quarto-e-sala

1º passo
Comece a limpeza retirando a roupa de cama e colocando-a para lavar. Em seguida, retire todo o pó dos móveis com um pano limpo e seco e em seguida passe o lustra móveis de sua preferência. Neste caso, é importante saber se o seu móvel pode ser limpo com esta substância, caso contrário, ela pode causar manchas.

2º passo
Passe aspirador de pó por todo o ambiente, se possível, puxe a cama e outros móveis para uma limpeza mais eficaz.

3º passo
Com chão livre de poeira, com o auxílio de um rodo e pano úmido, passe o líquido próprio para piso de acordo com as instruções de uso.

4º passo
Para limpar janelas e espelhos, utilize um pano limpo com limpador próprio para vidros ou álcool líquido.

Frequência: uma vez por semana

Sofá, colchão, almofadas e tapetes

Estes itens estão presentes em diversos ambientes da casa e para limpá-los é preciso uma atenção especial. Para começar, aspire bem todos eles com o bocal específico para este de aspiração.

No mercado, existem produtos próprios para a higienização de sofá, colchões e tapetes e você pode utilizá-los sempre que necessário. Já para a limpeza das almofadas, basta retirar as capas e lavá-las de acordo com as especificações do tecido, no caso das capas da Art Maison, é recomendada a lavagem a seco.

Luminárias e abajures

Manter seus abajures e luminárias limpos é fundamental para manter a higiene da sua casa e para a durabilidade dos objetos. Para fazer esta limpeza é simples, você só precisa de um pano úmido, outro seco e um espanador.

1º passo
Para maior segurança, retire suas luminárias da tomada ou desligue o quadro de energia.

2º passo
Em materiais como madeira, passe o pano úmido para retirar o excesso de poeira em e em seguida o pano seco para retirar a umidade.

3º passo
Para luminárias e abajures de tecido, que não podem ser molhados, faça a limpeza com um espanador sempre que necessário para retirar o pó.

Assim como no caso das almofadas, é preciso verificar se o material da sua luminária é resistente a umidade.

Frequência: a cada um ou dois meses

Como limpar cozinha

A limpeza da cozinha é muito semelhante a do banheiro, o que vai mudar são os produtos de limpeza, que neste caso devem ter ação desengordurante. Aqui utilize vassoura, esponja, limpador de piso e desengordurante.

1º passo
Retire todos os objetos da cozinha como decoração, cadeiras e o que mais estiver pelo chão, além da louça da pia, claro.

2º passo
Em seguida, com o auxílio de uma esponja, passe produto desengordurante nas superfícies da pia e azulejos, nos armário, geladeira e micro-ondas opte pelos produtos multiuso.

3º passo
Para a limpeza do chão, use limpadores líquidos de piso misturados a água. Além de limpar, estes produtos perfumam o ambiente.

Frequência: a cada uma ou duas semanas

Estas são algumas dicas de como limpar a casa para deixá-la mais higienizada e agradável sempre, não só na quarentena. Para deixá-la também mais bonita, separamos algumas dicas de organização para deixar o seu cantinho ainda mais aconchegante.

Autor

Paula – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta