Casa Sustentável: Como ter uma

É conhecimento de todos as dificuldades que o nosso planeta enfrenta. Aquecimento global, escassez de recursos naturais, tragédias climáticas. Mas em face a todo esse cenário, o que você está fazendo para mudar ou ajudar com todas essas questões?

Pequenos gestos na sua rotina podem contribuir muito com o meio ambiente. Há também algumas adaptações na sua casa que estão ao seu alcance e que podem ter um efeito muito grande para o planeta.

Veja a lista de dicas para tornar a sua casa mais sustentável:

 

Telhado Verde

telhado-verde-arquitetura-casa-2

O Telhado Verde é uma técnica utilizada por arquitetos que confere muitos benefícios para a residência. Um deles é que melhora o isolamento térmico da construção, diminuindo o consumo de energia com refrigeradores de ar. O isolamento acústico também é beneficiado, além de combater a poluição e trazer mais verde às cidades.

Energia Solar

teto-solar-casa

O Sol é uma grande fonte de energia gratuita, basta querer aproveitá-la
O preço de instalação dos painéis solares caiu consideravelmente ao longo dos anos e continua caindo.
Estudos mostram que investir nessa fonte de energia para sua residência é muito vantajoso, e o retorno do investimento vem em um prazo média de 5 anos. Após esse período você terá energia elétrica praticamente gratuita.

Cisterna

cisterna-casa-decora-arquitetura

Coletar e armazenar a água da chuva é uma ótima maneira para você economizar na sua conta de água. Essa simples atitude pode representar uma economia de até 50% na conta. A água coletada da chuva não é considerada própria para o consumo, mas pode ser utilizada para tarefas domésticas que mais consomem água, como lavar roupa, regar o jardim, dar descarga e tomar banho, por exemplo.

Horta

dicas-horta-casa-horta-caseira-decora-arquitetura

Uma atitude relativamente simples, a horta caseira também ajuda na questão ambiental. Isso porque ao ter temperos e hortaliças para consumo próprio você estará evitando comprar no mercado um produto que demandou combustível para ser transportado e provavelmente muito agrotóxico para crescer (O Brasil é o país onde mais se faz uso de agrotóxico no mundo). E o melhor: terá verduras fresquinhas em casa ;)

Art Maison

Autor

A Art Maison e atua no mercado de decoração de interiores e iluminação, unindo qualidade e design.

Art Maison – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta