Exposição sobre bambus inaugura a Japan House

Centro de cultura japonesa foi inaugurado na Av. Paulista no início do mês. O espaço têm atrações gratuitas voltadas à arte, gastronomia e tecnologia.

Um novo centro cultural voltado à cultura japonesa foi inaugurado em São Paulo no dia 06 de maio. O espaço, intitulado Japan House, está situado na Av. Paulista, e foi criado pelo governo japonês. Além do Brasil, o projeto será desenvolvido também na Inglaterra e nos Estados Unidos.

A primeira exposição do espaço, chamada Bambu – Histórias de um Japão, traz uma coleção de obras que formam uma cronologia visual de mais de 150 anos de arte feita com a planta, muito presente na cultura do país oriental.

Entre os destaques da exposição, estão a instalação do artista Tanabe Chikuunsai 4º, que entrelaça 5 mil tiras da planta, em uma espécie de árvore em espiral, e uma sala que reproduz uma floresta de bambu na qual os visitantes podem se deitar e assistir a uma animação.

A exposição também conta com esculturas dos artistas Chikuunsai IV Tanabe, Hajime Nakatomi, Shigeo Kawashima e Akio Hizume, principais nomes da arte do bambu no Japão hoje. A mostra também traz curiosidades sobre o uso do bambu em importantes descobertas do século XIX, como a lâmpada de Thomas Edison, cujo filamento era de bambu, e o 14 Bis e o Demoiselle, de Santos Dumont.

Outra atração do espaço é uma biblioteca com cerca de 2 mil livros. As obras, em português, japonês e inglês, são divididas em categorias como design e viagem. Além do acervo, haverá palestras e workshops gratuitos na programação.

Para Marcello Dantas, diretor do espaço, o objetivo “não é mostrar um Japão que fica piscando diante dos olhos e sim, uma cultura de altíssima densidade”.

“É um país que tem uma influência, mas que ficou fechado durante vários séculos, o que gerou certa timidez”, disse Dantas.

Próximas atrações

Depois da exposição sobre bambus na cultura japonesa, a Japan House trará, ainda, uma performance com flores, que será realizada pelo artista Makoto Azuma.

Em setembro, será a vez de uma mostra individual do artista Kohei Nawa, famoso por fazer esculturas de veados coberto de bolas de cristal.

Além das exposições, o centro cultural terá em sua programação, shows, workshops e experiências gastronômicas. O espaço também servirá para encontros de negócios e estudos acadêmicos.

A cidade de São Paulo é uma das três localidades escolhidas para sediar a Japan House, juntamente com Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos. As duas vão receber a iniciativa em breve. Segundo informações do centro cultural, os locais foram especialmente selecionados para propagar as características do Japão, desde a cultura milenar até as perspectivas inovadoras.

A exposição Bambu – Histórias de um Japão fica em cartaz até o dia 5 de julho. A Japan House fica na Avenida Paulista, nº 52, e a visitação pode ser feita de terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Art Maison

Autor

A Art Maison e atua no mercado de decoração de interiores e iluminação, unindo qualidade e design.

Art Maison – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta