5 tendências de cores para decorar a sua casa em 2018

tendencia-decoracao-2018

Nada como começar o ano dando aquele up na decoração da sua casa, não é mesmo? Mas para fazer isso é fundamental estar sintonizado nas tendências de design e decoração que vão bombar em 2018.

 

Em nosso post anterior, trouxemos seis tendências de design que devem figurar nos salões e mostras de decoração ao longo desse ano. E quanto às cores? Quais usar?

 

Para te ajudar a encontrar o tom que deixará o seu lar ainda mais moderno e arrojado é que preparamos essa lista com o que há de mais inovador nas paletas de cores dos principais especialistas da área. Confira:

 

Ultra Violet (Pantone 18-3838)

pantone-cores-decoracao

Fonte: Pantone

 

É impossível falar em tendências de cores no mundo do design sem prestar atenção nos caminhos apontados pela Pantone. Guiados pela tendência do Verão 2017, os especialistas da Pantone elegeram como cor do ano o Ultra Violet ou Pantone 18-3838.

O Ultra Violet é uma sombra complexa e celestial de roxo, inclinada para o extremo mais frio do espectro de cores. Ele lembra a vastidão da galáxia, o poder da espiritualidade e a expressão criativa em todas as suas formas.

 

O violeta como expressão cultural

Em entrevista ao portal Elle DECOR, Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute, afirmou que o violeta possui associações ricas e transcendentais.

“Muitas vezes é associado às práticas de atenção plena, por isso tem essa qualidade espiritual ou mística anexada – um pouco de magia. Isso sempre é inferido na cor “, comentou.

Ao longo dos tempos, o roxo tem sido associado à realeza, riqueza, complexidade, artesanato, poder eclesiástico e à contracultura. Eiseman descreve isso como “inconveniente”. É uma tonalidade potente e ressonante. Ainda assim, é maravilhosamente – surpreendentemente – acessível, afirma.

Vale salientar que os tons violeta foram evocados em momentos cruciais, turbulentos e de grandes transformações da sociedade através dos tempos. O roxo foi uma cor favorita dos Fauvistas na primeira década revolucionária do século XX, e teve seu auge com artistas musicais como Jimi Hendrix no final dos anos 60 e início dos anos 70 (quem não lembra da Purple Haze?) no ápice do movimento contracultural.

sala-decorada-casa-ape

Fonte: Mikkel Vang (Pinterest)

Os três tons da Sherwin-Williams

Grande referência no universo do design de interiores, os norte-americanos da Sherwin-Williams também fizeram suas previsões para 2018. Para este ano, foram selecionadas três paletas que buscam incorporar o espírito da vida contemporânea com os temas: afinidade, conectividade e sinceridade.

Cada uma delas é inspirada pela cultura coletiva do momento – da moda à tecnologia – e captura a aura de um ano que é obrigado a estar cheio de progresso.

 

Afinidade

sala-decoracao-apartamento-casa

Fonte: Sherwin-Williams (Pinterest)

 

Esta seleção incorpora cores como o azul melodia do mar, perfeito para quem quer criar uma atmosfera para relaxar, equilibrar-se e recarregar as energias. A paleta Afinidade está configurada para celebrar a conexão de pessoas e lugares.

“Estamos repassando nosso senso de comunidade, as cidades belezas naturais estão se tornando centros globais de artesanato e gastronomia”, diz Wadden, Diretor de Marketing da Sherwin-Williams. “O compartilhamento de casas e carros, bem como o aprendizado eletrônico, criaram uma cultura do nomadismo cotidiano e uma obsessão com as perplexidades”.

 

A afinidade é como qualquer boa fuga: relaxada, mas cheia de diversão inesperada. Decore de acordo com uma base de castanhos neutros e cores de sotaque vibrantes em uma série de rosa e blues.

 

Conectividade

casa-decorada-sala

Fonte: Sherwin-Williams (Pinterest)

 

A paleta da conectividade se baseia em inovações tecnológicas, incluindo laranjas, violetas,  verdes digitais e amarelo de alta definição.

“No Silicon Valley, Austin, Berlim e Pequim, os técnicos são os novos hippies, cheios de idéias inovadoras e ideais utópicos”, diz Wadden. “A conectividade é moderna e brincalhona, trazendo tons aquosos escuros de azul que são equilibrados com neutros, roxos, amarelos quentes e energéticos”.

 

Dê um toque atual em qualquer ambiente com matizes inspiradas em tecnologia, como esta lareira verde digital..

 

5 – Sinceridade

cores-decoracao-2018

Fonte: Sherwin-Williams (Pinterest)

 

“Com a paleta Sinceridade, o silêncio não está mais vazio, mas é raro e rico em possibilidades”, diz Wadden. “Sinceridade é sobre a vida consciente, criando um ambiente para desconectar e recarregar. Os neutros macios, lavados, os verdes e os grafites trabalham juntos para criar harmonia”.

Afaste-se dos contrastes claros e escuros e abrace a fluidez das cores. Esta paleta é toda sobre abandonar linhas ásperas para areias, botânicos nebulosos e cinzas complexos que se harmonizam perfeitamente. Não esqueça de aderir a um esquema de cores rigoroso, deixando uma sombra orgânica se misturar ao ambiente.

E aí? Pronto para renovar a paleta de cores da sua casa? Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado. Não esqueça de deixar o seu comentário.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do design de interiores? Então siga a nossa página no Facebook. Até a próxima!

Art Maison

Autor

A Art Maison e atua no mercado de decoração de interiores e iluminação, unindo qualidade e design.

Art Maison – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta